TEATRO

Nesse curso nosso foco é proporcionar ao participante uma experiência única e renovadora.

Objetivo
Aguçar outros sentidos, despertar o lado intuitivo, entrar em contato com sua verdadeira identidade são algumas das vivências ao longo do curso. Passando pelos 04 módulos o aluno terá vivenciado o “fazer teatro” por completo, desde perder a timidez até uma apresentação para o público, passando por todo o processo de exercícios, ensaios, decorar texto, criar personagens, produção, figurino, roteiro, condições para uma apresentação, etc..

 

Conceito
Desde pequenos somos condicionados a atuar dentro de um padrão estabelecido pela sociedade, e sem perceber, desenvolvemos o medo de errar e do julgamento gerando uma tensão que desgasta o indivíduo. Esse bloqueio pode comprometer diretamente na sua vida pessoal ou carreira profissional. É nesse ponto que o método funciona, através de exercícios, jogos e dinâmicas, conduz o participante a lidar com o erro, a deixar o inconsciente atuar sem abrir mão do lado analítico. É voltar a ser criança, experimentar sem se preocupar com o julgamento, liberando essa tensão.

 

1º Módulo – Vivendo com arte


Nesse primeiro módulo o objetivo é proporciona ao aluno o seu desenvolvimento pessoal além de despertar habilidades artísticas não conhecidas, se conhecer.
Permitir a integração de pessoas, trabalhar a timidez, intuição,  a importância do outro, atuar em grupo, ritmo e musicalidade, sensibilidade, a compreender através do olhar, enxergar além do que se vê, estar pronto, arriscar, agir em prol de um grupo (ou sociedade), respeitar seu limite e, principalmente, o do outro, objetividade, foco, confiança, liderar e saber ser liderado, saber ouvir, enfim, habilidades que podem ser aplicadas no palco e na vida.

 

2º Módulo – Interpretação de texto


Aqui, já com uma visão artística mais ampla e se conhecendo melhor, a proposta é trabalhar a interpretação de textos. Experimentar as diversas possibilidades de apresentar um texto. Trabalhar emoções, sensações, respiração, expressão corporal, projeção de voz, presença cênica, postura de palco e o entendimento do texto.

3º Módulo – Criação de personagem


A criação do personagem exige um conhecimento aplicado dos módulos 1 e 2. Os alunos se exercitarão com cenas de improviso e de alguns textos clássicos. Noções básicas de como construir um personagem, referências de personagens, observação, características que marcam personagens, psicologia do personagem, importância do figurino e acessórios, o corpo, a voz e as diversas possibilidades.


4º Módulo – Montagem


O aluno poderá colocar em prática toda a bagagem adquirida nos módulos anteriores para montar um espetáculo que será definido pelo próprio grupo. Os alunos também terão noção de tudo que envolve uma apresentação, produção, roteiro, figurino, processo de ensaio, temporada, divulgação, principais teatros me São Paulo, etc.

DEIVID MIRANDA

DRT 43955 - SP

Ator, professor de teatro e produtor cultural. Formado em Marketing pela UNIP e teatro profissionalizante pela escola Recriarte. Participou em mais de 30 montagens, parte delas pela Oficina dos Menestreis. Atuou em: Os Veranistas, Romeu e Julieta na Roça, A Mansão de Miss Jane, Dança dos Signos, Aldeia dos Ventos, Manjar dos Deuses, entre outras. Participou também nos projetos sociais AUT (com jovens autistas), Projeto UP (com jovens com síndrome de down), Projeto Mix (com deficientes visuais e cadeirantes) e Maturidade (com alunos acima de 50 anos).
 



Por três anos foi professor e fez assistência de direção em 17 espetáculos e aproximadamente 300 alunos no Colégio Petrópolis com a metodologia da Oficina dos Menestreis. Trabalhou com os diretores Candé Brandão, Deto Montenegro, Isadora Jäger, Candé Brandão, Péricles Martins, Rafael Mallaguti, Hugo Possolo entre outros. Trabalhou com Oswaldo Montenegro na produção e coordenação de palco no musical Léo e Bia em 2015. Atualmente coordena projeto de simulação realística com mais de 130 atores e cerca de 3 mil simulações no ano para alunos de medicina da USCS (Universidade São Caetano do Sul), dá aula de teatro no contra turno em escolas públicas e já produziu diversos festivais de música instrumental, mais de 50 livros didáticos musicais, os DVDs do baixistas Celso Pixinga, Ebinho Cardoso, Nilton Wood e da pianista Lis de Carvalho. Atualmente faz parte da equipe do novo projeto do Titãs e Parlapatões, com direção de Hugo Possolo e Otavio Juliano, está em turnê com a Opera Rock Doze Flores Amarelas, novo trabalho da conceituada banda de rock Titãs, registrado em DVD e CD Duplo.

Professor do curso de teatro - Inima Produções/InConcert
Professor

Espaço da Aula

Marque sua aula demonstrativa.